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O artigo analisa o caso da performer LadyZunga, desde a perspectiva da viragem especulativa, e centra-se em dois aspectos: como a sua prática performativa problematiza as categorias de sexo, género, identidade e humanidade de forma única - tentando contornar e ultrapassar as exigências sociais de legibilidade do seu tempo -, e como ela experimentou imaginativamente a partir da sua corporeidade, do seu quotidiano e das suas formas de subjetivação, criando gestos especulativos que emergiram como modos políticos e estéticos de relação com o(s) seu(s) contexto(s), os quais lançam elementos para pensar formas de investigação artística especulativa, politicamente situada, experiencial/existencial e contextual.

Anamaría Tamayo-Duque, Universidad de Antioquia

Docente de la Universidad de Antioquia, Medellín (Colombia). Critical Dance Studies Ph. D., Universidad de California, Riverside (Estados Unidos). Antropóloga de la Universidad de Antioquia.

Juan Camilo Londoño Manco, Universidad de Antioquia

Docente de la Universidad de Antioquia, Medellín (Colombia). Doctor en Arte de la Universidad de Antioquia. Magíster en Investigación en Arte y Creación de la Universidad Complutense de Madrid (España). Maestro en Artes Plásticas de la Universidad de Antioquia.

Tamayo-Duque, A., & Londoño Manco, J. C. (2024). Ser tudo e nada. Gestos especulativos na performance de LadyZunga. Nómadas, 57, 1–17. https://doi.org/10.30578/nomadas.n57a13

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